Estresse no senso comum é denominado a um dia cheio de percalços, difícil e que exige muito de nós causando falta de paciência, irritabilidade e mudança de humor.
Na vida do ser humano o estresse, como também a ansiedade é uma reação normal do organismo, para colocar o indivíduo em alerta. No caso, o estresse alertando uma situação de perigo e ou ameaça.
Quando falamos do estresse dentro da saúde mental, a referencia está ligada ao freqüente sentimento de irritabilidade, frustração, preocupação e medo que ao ser sentido liberam no sistema nervoso adrenalina e cortisol, conhecido como hormônios do estresse.
Ao serem liberados no organismo em grande quantidade e por um período prolongado, causam alterações na saúde, humor, produtividade e conseqüentemente na qualidade de vida.
É importante salientar que o estresse sentido ao longo prazo e de forma patológica, ou seja, quando trás descontrole, paralisação e prejuízo para vida do individuo é um problema que deve ser levado a sério.
Sintomas:
Irritabilidade, preocupação excessiva, formigamento, tremores involuntários, problemas com a memória, sensação de desgaste e cansaço físico frequente, mal-estar, generalizado, mudança no apetite, insônia, taquicardia, problemas de pele, hipertensão artéria, baixa imunidade, gastrite, tontura, sensibilidade emotiva, obsessão com o agente estressor, diminuição da libido entre outros.
O tratamento do estresse vai depender do agente causador e o nível de estresse que está instalado. Em níveis altos de estresse em que o individuo não consegue identificar as mudanças de hábitos necessárias à ajuda de um psicólogo é o mais indicado. Já em casos extremos a medicação se faz necessário.