Depressão

A depressão é caracterizada pela perda ou diminuição de interesse e prazer pela vida, gerando angústia e abatimento, algumas vezes sem um motivo evidente.

Pode atingir pessoas de qualquer idade e sexo, ainda que pesquisas indiquem que seja mais frequente entre mulheres.

Exige avaliação e tratamento com profissionais.

O desânimo sem fim é fruto de desequilíbrios na bioquímica cerebral, como a diminuição na oferta de neurotransmissores como a serotonina, hormônio ligado à sensação de bem-estar.

Sintomas:

Cansaço extremo, fraqueza, irritabilidade, angústia, ansiedade exacerbada, baixa autoestima, insônia, falta de interesse por atividades que antes davam prazer, pensamentos pessimistas, pensamentos frequentes sobre a morte, comportamentos compulsivos, dificuldade para se concentrar, problemas ou disfunções sexuais. Sensação de impotência ou incapacidade para os afazeres do dia a dia.

 

O tratamento da depressão pode ser feito apenas com psicoterapia nos quadros leves, porém em quadros moderados e graves é necessário o uso de medicação aliado a psicoterapia.

Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Compartilhe:

Agenda uma consulta

Venha nos conhecer!

Emergência

Apoio emocional e prevenção do SUICÍDIO.

Atendimento voluntário e gratuito para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. https://www.cvv.org.br

Disque – 188

Email – https://www.cvv.org.br/e-mail/

Postos de atendimento – https://www.cvv.org.br/postos-de-atendimento

Ligações gratuitas telefone fixo e celular.

Setembro Amarelo

https://www.setembroamarelo.org.br

Serviço Público fornecido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, ligado à Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, para receber denúncias relacionadas a violações de direitos humanos, especialmente aquelas que afetem populações vulneráveis, como crianças, idosos, pessoas com deficiências, LGBTI, desabrigados e questões relacionadas a companhias aéreas.

As denúncias podem ser anônimas e confidenciais se solicitado. Para registrar uma queixa, é preciso fornecer informações sobre o abuso assim como sobre a vítima.

Mais informações clicando aqui. https://www.gov.br/mdh/pt-br

Informações sobre direitos femininos e apoio psicológico a mulheres em situação de violência, além de receber denúncias específicas sobre cárcere privado e tráfico de mulheres.

Linha direta gratuita para relatar crimes e agressões caso você deseje permanecer ANÔNIMO.

Chame uma ambulância pública para um atendimento de emergência. Você deve dizer:

1 – o que aconteceu com o paciente;

2 – o endereço e uma referência do lugar;

3 – informações do paciente, como nome, idade e sexo.