Baixa autoestima

Ao falar de autoestima, não estamos nos referindo apenas e exclusivamente a visão e satisfação que o indivíduo tem em relação o seu corpo físico.

No campo da psicologia, a autoestima está ligada a satisfação de como o indivíduo se vê em suas habilidades e qualidades. Como também sua motivação em realizar atividades.

Por tanto, quando falamos em baixa autoestima, nos referimos a o indivíduo com falta de confiança em si mesmo, com dificuldade de autoaceitação, amor próprio e autoconhecimento.

O mundo atual vive em uma grande competitividade e cobrança da felicidade excessiva, do corpo perfeito e estar sempre na melhor posição e isso consequentemente leva a uma autocobrança e quando não atingidos geram sentimentos autodepreciativos.

A baixa autoestima pode trazer prejuízos emocionais e impactar na vida social das pessoas, não é considerado um transtorno, mas faz parte dos sintomas de muitos transtornos, como por exemplo, depressão, transtorno de personalidade borderline, síndrome do pânico, entre outros.

 

O que caracteriza a baixa autoestima:

Insegurança, não aceitação das próprias limitações, autodepreciação, perfeccionista

não se permite errar, medo de enfrentar desafios, busca por elogios de forma exagerada, timidez, medo de rejeição, excesso de comparação ao outro, não aceitação das próprias conquistas, arrogância, tendência à procrastinação, ansiedade, necessidade de aceitação, desconfiança, entre outros.

 

O tratamento para elevar a autoestima, consiste no processo de autoconhecimento e autoaceitação. A psicoterapia é o indicado.

Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Compartilhe:

Agenda uma consulta

Venha nos conhecer!

Emergência

Apoio emocional e prevenção do SUICÍDIO.

Atendimento voluntário e gratuito para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. https://www.cvv.org.br

Disque – 188

Email – https://www.cvv.org.br/e-mail/

Postos de atendimento – https://www.cvv.org.br/postos-de-atendimento

Ligações gratuitas telefone fixo e celular.

Setembro Amarelo

https://www.setembroamarelo.org.br

Serviço Público fornecido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, ligado à Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, para receber denúncias relacionadas a violações de direitos humanos, especialmente aquelas que afetem populações vulneráveis, como crianças, idosos, pessoas com deficiências, LGBTI, desabrigados e questões relacionadas a companhias aéreas.

As denúncias podem ser anônimas e confidenciais se solicitado. Para registrar uma queixa, é preciso fornecer informações sobre o abuso assim como sobre a vítima.

Mais informações clicando aqui. https://www.gov.br/mdh/pt-br

Informações sobre direitos femininos e apoio psicológico a mulheres em situação de violência, além de receber denúncias específicas sobre cárcere privado e tráfico de mulheres.

Linha direta gratuita para relatar crimes e agressões caso você deseje permanecer ANÔNIMO.

Chame uma ambulância pública para um atendimento de emergência. Você deve dizer:

1 – o que aconteceu com o paciente;

2 – o endereço e uma referência do lugar;

3 – informações do paciente, como nome, idade e sexo.